NoIndex Link

Roberto Dias – Criatividade Natural

0


Roberto Dias é formado em Design e possui uma forte relação com a natureza. Portanto, não é de se admirar que essas duas influências caminhem tão fortemente, lado a lado, na vida do artista: são paixões e instrumentos de trabalho. Isso porque ele busca na natureza a essência para desenvolver suas peças, como ele mesmo brinca, “É a arte de fazer arte”. E apesar de se considerar um artista nato, foi há seis anos que Roberto deixou um trabalho burocrático para fazer o que realmente gosta, numa entrega total.

Essa decisão levou o artista a uma pesquisa incansável por matérias-primas naturais, perfeitas e harmoniosas entre si para seus trabalhos. Mas os materiais eleitos, não se tratam de escolhas aleatórias, são objetos quase tão originais quanto o estilo de Roberto. É assim que chifre de boi, madrepérolas, coco, madeira e fios de algodão são cuidadosamente polidos, moldados ou talhados de uma maneira bem particular, com o toque bem original e charmoso que lhe é peculiar, para se transformar em peças cheias de personalidade e com um charme especial. O inusitado passa pelas mãos do artista, que o transforma em deleite para os olhos do espectador.

É o que se pode ver em seu mais recente trabalho, em que Roberto criou exóticos adornos em forma de colares. Os acessórios esbanjam criatividade por meio das cores fortes, formas acentuadas, e um interessante mix de texturas, que carregam uma forte pegada de brasilidade, vinda da essência praiana. O mais interessante é que, mesmo utilizando materiais semelhantes em suas coleções, cada peça é única, o que as torna ainda mais inconfundíveis. Não foi à toa, que Roberto foi um dos artistas mais solicitados na Casa Cor Ceará 2016 para compor os ambientes com suas obras, que marcaram presença em diversos ambientes com ousadia e originalidade. Dentre eles, a Sala de Jantar, de Liana Santana; o Lavabo com Estar, de Marcelus Caracas; e o Loft do Rapaz, de Marçal Barros.


Os itens também estiveram expostos na loja da Casa Cor, onde agradaram em cheio aos visitantes, provando que são peças curinga, que podem ser usadas em qualquer espaço da casa, realçando o ambiente e intrigando a percepção dos mais atentos à boa arte.


O estilo inusitado de Roberto já esteve presente em diversos outros eventos importantes do mundo da moda, como Dragão Fashion e Craft Design, em São Paulo, com acessórios femininos e masculinos, cheios de bossa. E é dessa forma que a sua excentricidade tem ganhado o mundo do design, com originalidade e beleza, provando que o excêntrico na medida pode sim ser muito elegante.

Afinal, não é de hoje que o estilo exótico chique conquistou a arte, e Roberto parece ter feito isso com um elemento a mais: o amor pela natureza nativa.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta