NoIndex Link

Fórum FEBRATEX by UseFashion – Inspiração 2017/18

0

A 15ª edição da Febratex (Feira Brasileira para a Industria Têxtil), realizada em Blumenau, reuniu um número aproximado de 2,4 mil marcas de 58 países expositores. O UseFashion, maior portal de pesquisa de moda do Brasil, marcou presença no evento, destacando quatro cenários de comportamento e consumo e Preview de Matéria-Prima, que antecedem o verão 2017/18.
01- ALENTO. Para apresentar ao público da feira os Cenários de Comportamento de Consumo e o Preview de matéria-prima para verão o 2017/18, foi realizado o Fórum Digital Febratex by UseFashion, que dividiu os conteúdos em quatro temáticas. A primeira delas – Alento – remete à necessidade de um momento de descanso em meio à rotina agitada dos dias atuais. Esse conceito se reflete em materiais leves, fluidos e com brilho acetinado, do uso da viscose e da seda com seu toque delicado e precioso. O jogo de opacidade e transparência também marca presença para dar origem a novas formas. Nos interiores, o cenário propõe um olhar mais atento para as nossas fragilidades, liberdade e sensações por meio de tecidos de toque suave, que abraçam o corpo e oferecem um alento para a alma.


1. A neutralidade do cinza dá o tom versátil do tecido, Bete Cunha Tecidos; 2. Toque acetinado, Ouvidor Tecidos; 3. Tom arenoso com textura que convida ao toque, Ouvidor Tecidos; 4. Verde aquático, Ouvidor Tecidos;  5. Trama natural em rosé suave, Ouvidor Tecidos; 6. Branco fluido, Ouvidor Tecidos.

02- UTOPIA.  O segundo cenário retrata o espírito imaginativo, divertido e, certas vezes, ingênuo da cultura jovem, que serviu como ponto de partida para cores e texturas que estimulam a criatividade, numa ode à experimentação. Batizada de Utopia, a temática desestabiliza o óbvio por meio de distorções daquilo que é considerado tradicional, com a juventude sendo protagonista de um movimento de resinificação das referências culturais vigentes. Nos materiais, as tribos urbanas são representadas por uma estética folk, evidenciando tonalidades vibrantes e um mix de padrões. A fantasia que o tema propõe se inspira no fundo do mar, onde tudo flutua e nada é imóvel, para as texturas e combinações de cores. Já os tons pastel ganham destaque em bases neutras de algodão e linho. Esse olhar romântico, utópico e, ao mesmo tempo, transgressor, também é bem-vindo para renovar os ânimos da ambientação, trazendo vigor e personalidade.


1. Tecido com listras multicoloridas, Bete Cunha Tecidos; 2. O efeito do jeans, Bete Cunha Tecidos;
3. Tecido com o toque vibrante do pink, Bete Cunha Tecidos; 4. Floral neutro, Ouvidor Tecidos; 5. Veludo verde, Amazonas Decorações; 6. Tecido jeans, Bete Cunha Tecidos; 7. Tecido acinzentado, Bete Cunha Tecidos.

3- INSTINTO.  Estímulo ou impulso natural, involuntário. Tendência natural, aptidão inata. A definição de Instinto já dá indícios do que vem a ser o terceiro Cenário de Materiais do Fórum Febratex By UseFashion, que referencia a expressão individual por meio de técnicas artesanais garimpadas em diferentes locais do mundo, criando uma atmosfera tátil que traz o natural e o artificial em perfeita sintonia. Tradições folclóricas, simbologias primitivas e selvagens se camuflam aos ambientes urbanos para oferecer um pouco de emoção à vida dominada pela tecnologia. O toque vegetal é exaltado e os tecidos naturais dividem espaço com fibras sintéticas, numa simbiose que exala naturalidade, confundindo o olhar e convidando ao toque. Tecidos com tramas trabalhadas, entre outras características do cenário, também devem invadir os interiores.


1. Tecido em linho com textura geométrica, Bete Cunha Tecidos; 2. Chevron telha, Bete Cunha Tecidos; 3. Tecido com pegada étnica, Ouvidor Tecidos; 4. Tecido na cor ocre, Ouvidor Tecidos; 5. Listra em textura natural, da Ouvidor Tecidos. 6. Tecido natural com trama handmade, Ouvidor Tecidos; 7. Tecido com textura tátil, Ouvidor Tecidos.

4- CRUZAMENTO. O quarto e último cenário identificado pela equipe de pesquisa da UseFashion para o verão 2017/18 – Cruzamento – mistura conotações étnicas, tropicais, tecnológicas, culturais e arte livre das ruas. Nesse instigante jogo de cores, formas e influências, também vale arriscar nos materiais e combinar superfícies texturizadas, exóticas, brilhantes e multicoloridas. No quesito padronagem, todas são bem-vindas, inclusive as mais tradicionais, como os prints florais, que surgem em bases de couro ou algodão, contrastando com tonalidades vibrantes e perdendo sua estética natural. A África também é contemplada, revelando-se de forma exuberante. Todo esse crash de referências e inspirações revela a força do mercado têxtil, que adentra os interiores trazendo dinamismo ao décor.

1. Veludo caleidoscópio, em estamparia digital, da Amazonas Decorações; 2. Tecido indigo, Bete Cunha Tecidos; 3. Tecido com padronagem étnica, Bete Cunha Tecidos; 4. Jacquard com mosaico p&b, Amazonas Decorações; 5. Veludo indigo blue, Amazonas Decorações; 6. Veludo listrado multicolor, Amazonas Decorações; 7. Chevron azul Tiffany, Amazonas Decorações; 8. Maxi floral, Bete Cunha Tecidos.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta