NoIndex Link

Industrial Glam

0

A estética industrial surgiu em Nova Iorque e ganhou popularidade mundo afora entre as décadas de 1950 e 1970, com os famosos lofts – inicialmente instalados em fábricas e galpões desativados. Esse jeito de morar despretensioso e cosmopolita deu origem a um código de estilo muito particular, que adentra os lares modernos em uma versão mais sofisticada, com toques de glamour.

GLAMOUR MINIMALISTA. As cores que definem a paleta industrial incluem diferentes tonalidades de cinza, além de tons como preto, branco, bege e nuances terrosas. Assim, o estilo pode ser o ponto de partida para um ambiente sóbrio e masculino mas também harmônico e aconchegante. Nesse espaço assinado pela Lema, a base neutra e clara traz leveza à proposta, permitindo que o industrial se revele nos detalhes, a exemplo da estante de ferro ao fundo – em linhas retas e assimétricas -, em sintonia com design minimalista do sofá Jermyn, assinado por Gordon Guillaumier. Já as notas metálicas adicionam um quê de glamour ao décor.

ESTILO LOFT. Fortemente influenciado pelos lofts nova-iorquinos, o décor industrial foge dos cenários tradicionais, oferecendo uma forma mais flexível e original de ocupar os espaços. Essencialmente livre, o estilo tem a integração como uma de suas características mais marcantes, com a preferência por ambientes sem barreiras visuais – muitas vezes, demarcados pelo próprio mobiliário essencial. Detalhes de efeito, a exemplo de luminárias mais arrojadas, itens assinados e obras de arte são convocados para trazer personalidade e sofisticação, mas tudo sem exageros, mantendo o aspecto funcional e aconchegante da proposta. No quarto acima, assinado pela Arketipo, as paredes ganham destaque com a textura cimentícia e a inserção de elementos decorativos pontuais, que roubam a cena e exaltam o caráter urbano e moderno do ambiente.

Na proposta da Letti&Co, o layout – com pé-direito duplo e grades metálicas desgastadas – já dá indícios do estilo industrial. A paleta enxuta, em tons neutros, e o mobiliário contemporâneo garantem a atmosfera elegante e atemporal, enquanto a textura macia do tapete e da cama, assinada por Paola Navone, proporcionam um clima de total conforto.

GLAM ROCK. O estilo industrial quando associado a tonalidades escuras, como preto e cinza, ganha uma aura austera e masculina, que faz referências ao rock.  É o que vemos aqui, onde o tamanho fora de escala do banco Molletta, da Riva1920, adiciona um toque de irreverência ao ambiente.

A estante modular metálica com contorno ondulado, da Ronda Design, é a grande vedete da ambientação.

Os tons escuros são quebrados pelo tapete da linha Cubic, da Limited Edition.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta