NoIndex Link

Milão – Um prato cheio para amantes da boa gastronomia e do design

0

A badalada Milão abre mais uma vez as portas para receber o Salão internacional do móvel – maior evento do setor no mundo, que acontece no moderno centro de exposições de RHO e tem ramificações em toda a cidade. E não é por acaso que esse encontro de grandes nomes da arquitetura ocorre na capital do design, também conhecida pela excelência gastronômica. Com a proximidade da feira e uma oferta cada vez mais pulsante para quem alimenta o apetite pelo novo, listamos sete lugares incríveis para conhecer e se deliciar.


Delicate Restaurant – Detalhes em destaque

Como não há janelas ou placas, apenas uma indicação em uma porta, o Delicate Restaurant pode até passar despercebido aos olhos, diante de tantas opções na badalada Via Tortona – o que seria lamentável se você é amante de boa gastronomia e design surpreendente. Localizado no coração do bairro da moda em Milão, o Delicate Restaurant tem projeto assinado por Riccardo Salvi e Luca Rossire, da Logica:architettura, e chama atenção pela atmosfera romântica e pratos magníficos.


Com uma decoração eclética, o ambiente abusa de elementos de estilos diferentes e distantes – móveis minimalistas com mobiliário de Napoleão III, referências de Le Corbusier com mobiliário exterior de característico dos anos 1950 – para criar um ambiente agradável, chique e interessante. A paleta de cores passeia por tons neutros, que ganham vida com o verde das plantas, presente nos muitos arranjos que permeiam o local e, inclusive, em uma parede viva. A qualidade dos alimentos – a partir de produtos cuidadosamente selecionados e preparados no conceito home-made – acompanha a genuinidade do espaço, inaugurado em 2009, pensado para transmitir emoções.

É um lugar relaxante, fora do ruído e tráfego da frenética cidade. Uma pausa em um pátio escondido, com um jardim secreto que dá a mesma sensação de tranquilidade que você sente quando está em casa. Já imaginou que delícia?

ONDE FICA: Via Tortona, 12, 20144 Milão, Itália
Telefone: +39 02 835 6706
Site: www.home-made.it


Carlo e CamilLa Restaurant – Desfrute da atmosfera

Um harmonioso mix entre o luxo e o despojado. É assim que o Carlo e Camilla pode ser definido. O nome faz uma intrigante referência ao casal real britânico, o príncipe Chales e sua esposa, Camilla Parker-Bowles. Localizado no galpão de uma serraria dos anos 1920, o restaurante é resultado da parceria entre a diretora de arte Tanja Solci e o chef Carlo Cracco. O estilo industrial, marcado por madeira, metal e muito concreto, dita a ambientação do espaço, que reafirma o décor despretensioso por meio das paredes desgastadas e instalações aparentes. As duas únicas grandes mesas de madeira, compartilhadas entre os clientes, são ladeadas por cadeiras de design diferentes e recebem finas toalhas de mesa e porcelana de primeira linha, fazendo um sofisticado contraponto à atmosfera fria do lugar.

Além disso, exposições de AG Fronzoni e Jasper Morrison produzidas pela Cappellini completam o cenário. À frente da cozinha, o chef Luca Pedata e uma equipe de jovens chefs – sob a direção do chef Carlo Cracco – oferta uma culinária de conceito e inesperados sabores. Os pratos são feitos com simplicidade e rigor, reinterpretando a tradição em uma versão contemporânea. O menu muda frequentemente e a carta de vinhos é diferente de qualquer outra que já se viu pelos rótulos incomuns oferecidos.

ONDE FICA: Via 20141, Via Giuseppe Meda, 24, 20141 Milão, Itália
Telefone: +39 02 8373963
Site: www.carloecamillainsegheria.it/


T’A Milano – Tradição e criatividade

A atmosfera do T’A Milano remete aos costumes das famílias italianas, sendo resultado de uma pastelaria familiar, no início do século XX, que cresceu junto com o nascimento das primeiras confeitarias de luxo no centro da cidade de Milão. Localizado perto de Piazza della Scala, próximo à Galeria Vittorio Emanuele II, este bistrô – que é, ao mesmo tempo, doceria, cafeteria, bar e restaurante – aposta na fusão da estética nova-iorquina somada ao know-how do design genuinamente “Made in Milan”, tornando o lugar único.

Ta-milano--Matteo-Volta-(2)
As lâmpadas, mesas e poltronas de veludo são peças exclusivas criadas pelo estúdio de Vincenzo De Cotiis Architects, que assina o design de interiores de todo o espaço. Já do variado menu, assinado pelo chef Umberto Vezzoli, destacam-se as famosas sobremesas, produzidas com um alto padrão de qualidade e o inconfundível apuro milanês. Um ambiente ideal para esquecer as calorias extras e apreciar o melhor da culinária e do design italiano.

ONDE FICA: Via Clerici, 1
20121 Milão, Itália
Telefone: +39 02 8738 6130
Site: www.tamilano.com/


Bar Luce – Wes Anderson veste Prada

Com uma atmosfera que remete aos clássicos cafés de Milão e aos requintados anos 1950, o Bar Luce é inspirador. Criação do diretor de cinema Wes Anderson, do filme O Grande Hotel Budapeste, o espaço foi inaugurado em maio de 2015, na Fundação Prada Milão, marca com a qual o diretor já havia trabalhado outras vezes. Assim como nos filmes do cineasta, o bar é perfeitamente simétrico e refinado, com tons pastel que se completam em harmonia. Os detalhes ficam por conta do teto, uma reprodução em ferro do telhado da tradicional Galeria Vittorio Emanuele II e das referências iconográficas, como as obras-primas do neorrealismo do cinema italiano: Miracolo a Milano de Vittorio de Sica (1951) e Rocco e i suoi fratelli de Luchino Visconti (1960).


A surpresa fica por conta da presença de mesas de pinball, um clássico jogo, e uma tradicional jukebox com músicas dos anos 1950 e 1960, assim como as mesas e cadeiras laminadas e coloridas, que dão um ar ainda mais descontraído ao lugar. Além da arquitetura de autoria do OMA (estúdio do renomado Rem Koolhaas, vencedor do Pritzker de 2014) e de todo o charme da decoração retrô, o menu é uma atração à parte, composto por tortas, pain au chocolate, croissants e gelattos, entre outras delícias perfeitas para acompanhar um autêntico café italiano.

ONDE FICA: Largo Isarco, 2, 20139 Milão, Itália
Telefone: +39 02 5666 2611
Site: www.fondazioneprada.org/barluce/


Mandarin oriental – Luxo Moderno

O projeto – hotel e bistrô – é fruto do renomado escritório italiano Antonio Citterio Patricia Viel Interiors. Localizado no elegante Mandarin Oriental Hotel, espaço concebido em um conjunto de construções do século XVIII. Com um layout irregular, o Bistrô exala contemporaneidade e aconchego. O piso em mármore preto e branco de traçado geométrico conversa com tecidos e revestimentos de forte referência Art Déco.

O mix eclético do mobiliário cria o cenário perfeito para comer, beber e, não menos importante, apreciar uma boa amostra do design milanês. O lugar oferece ainda uma mistura sedutora de música contemporânea, pratos deliciosos e coquetéis sob medida.

ONDE FICA: Via Andegari, 9
20121 Milão, Itália
Telefone: +39 02 8731 8898
Site: www.mandarinoriental.com/milan/

Pisacco Restaurante – Badalado e Seleto

Um espaço contemporâneo e informal, localizado no coração do bairro Brera, criado por um grupo de parceiros de áreas distintas (gastronomia, direito e arquitetura), que se uniu por conta de uma paixão: a culinária italiana moderna. Inaugurado em 2012, o restaurante Pisacco é um dos pontos mais procurados dos milaneses, tanto que ficou conhecido popularmente como “o restaurante das blogueiras”. O local, que tem à frente de sua cozinha o chef Andrea Berton, tem uma proposta atraente, com um menu criativo e de qualidade a preço justo.


Com projeto assinado pelos parceiros Tiziano Vudafieri e Claudio Saverino, do Studio Vudafieri Saverino, o lugar foi pensado para acolher 100 pessoas confortavelmente, distribuídas em dois andares, com uma ambientação despojada que passeia pelos estilos nórdico e industrial, onde paredes grafitadas fazem um interessante contraponto ao mobiliário de linhas simples.

ONDE FICA: Via Solferino, 48
20121 Milão, Itália
Telefone: +39 02 9176 5472
Site: www.pisacco.it

Potafiori – Design, comida e flores

Uma proposta interessante: um restaurante dentro de uma loja de flores. Potafiori é o que poderíamos chamar de um “bistrô florido”. A ideia partiu da cantora, florista e proprietária Rosalba Piccinni, que desenvolveu, ao longo dos anos, a paixão em acolher as pessoas, transformando o tempo necessário para preparar um buquê de flores num momento muito relaxante. Com uma cozinha conduzida pelo chef Giorgio Bresciani, o local oferece um menu – atualizado semanalmente, de acordo com o mercado – simples e requintado.

Além do espaço principal – que ostenta um décor contemporâneo onde o destaque, claro, são flores e folhagens naturais -, há uma sala de exposições temporária, que também pode ser usada para apresentações, festas ou jantares de empresa. Os clientes ainda desfrutam da bela voz de Rosalba Piccinni, ao vivo, durante o jantar.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta