NoIndex Link

Sérgio Matos – Alma Nordestina

0

Sérgio Matos é daqueles que tem a plena convicção de que o bom design vai além da função, com o poder de agregar – e despertar – valores muito mais profundos, como história, memória e laços afetivos. A brasilidade também é algo intrínseco à sua obra, marcada pelo desenvolvimento de produtos de mobiliário e decoração que revelam, além de pés fincados na regionalidade, um caldeirão de referências e vivências em forma de inspiração.


Poltrona Cariri, inspirada nos cestos empilhados na feira de Campina Grande.

Formado em Design de Produto pela Universidade Federal de Campina Grande, Sérgio envolve-se constantemente em projetos que levantam a bandeira do fazer artesanal, tendo a cultura como fio condutor. Esse foi, inclusive, o mote de duas de suas iniciativas mais celebradas: o projeto Brasil Original e o coletivo Armorial Design Group. Enquanto o primeiro está mapeado nas mãos de artesãos amazonenses que habitam comunidades indígenas e ribeirinhas das cidades de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Manaus e Tefé, o segundo volta-se mais uma vez para o Nordeste, dessa vez na companhia de outros designers de peso da cena nacional.

 


A luminária Chita expressa a delicadeza das formas orgânicas, com uma trama floral confeccionada em arame e envolta por fios de crochê. Para este trabalho, que privilegia o feito à mão, Sérgio contou com o talento de um grupo de artesãs paraibanas.


Concebida com seus losangos e detalhes triangulares forjados em aço, envolto por corda colorida de poliéster, a poltrona Balão foi inspirada na tradição das festas juninas.


Balanço Arupemba, em aço revestido com corda de polipropileno.


Tecido de origem indiana reveste a cadeira Chita e envolve os desenhos exóticos das flores sobre o aço e a amarração de corda.


tapete Marakatu apresenta fios de nylon entrelaçados formando estrelas que lembram o figurino utilizado no maracatu.


O sofá, da linha Caçuá, traz tramas de colorido intenso, aliadas à resistência do metal.

Mas, apesar do enfoque geográfico, preservando técnicas e saberes ancestrais, sua obra ultrapassa as fronteiras do Brasil, com peças exibidas e premiadas ao redor do mundo, a exemplo da poltrona Carambola, pela qual foi reconhecido com o iF Product Design Award. Sérgio também pertence ao seleto grupo de brasileiros a integrar o Salão Internacional do Móvel de Milão, tendo apresentado, nesta edição, a cadeira cobra-coral.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta